quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

OS PROBLEMAS DA FAMÍLIA GORGONZOLA - SUGESTÕES DE ATIVIDADES

Um livro maravilhoso para ser explorado com seus alunos na sala de aula... E algumas sugestões de atividades (apesar que o livro por si só já traz inúmeras possibilidades de trabalho!).




PROJETO DE LEITURA
"OS PROBLEMAS DA FAMÍLIA GORGONZOLA
DESAFIOS MATEMÁTICOS "
EVA FURNARI


PARTE 1
PRÉ-LEITURA


Atividades anteriores à leitura
OBJETIVO: Ativação do conhecimento prévio
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
1. Todo mundo tem problemas. A família Gorgonzola, seus parentes e seus amigos também.
Antes de conhecermos esses problemas, criados pela autora Eva Furnari, vamos levantar hipóteses a respeito dos personagens e tentar descobrir o nome próprio de cada um deles, sem olhar no livro.
Personagens:
Família Gorgonzola: pai, mãe e três filhos
Família Cascagrossa: pai e mãe (os três filhos não têm nomes próprios)
amigos do tio (2)- amigo do amigo do tio (1) -primo do amigo do amigo do tio (1)
sobrinho do primo do amigo do amigo (1)
tio (1) -avô (1)- cachorros (2)- um casal de jacaré (2)
JONHO – JUVENAL – TOBIAS –BÁRBARA – ESPINAFRE – OTTO PÍFIO – GARRANCHO – PORFÍRIO – RAMELA – PICLES - GRUDI - LEO – ZÉ PEREBA – FRANZINO – CASCUDO – GILDO – GILDA
A partir dos nomes próprios o aluno tenta identificar quem é quem. Depois de levantadas várias hipóteses, na leitura, conferem-se as hipóteses levantadas.
2. Colocar os nomes em ordem alfabética
3. Acrescentar aos nomes adjetivos
4. Elaborar outra lista com outros nomes próprios engraçados.



PARTE 2
LEITURA-DESCOBERTA


Atividades durante a leitura
OBJETIVOS:
* Construir o conceito de cada uma das quatro operações matemáticas .
* Trabalhar a resolução de problemas
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
1. Leitura do problema
Resolução individual
Apresentação oral ou por escrito do raciocínio feito
Discussão das estratégias usadas para chegar aos resultados
Investigação do tipo de operação trabalhada
Construção de conceitos matemáticos: as quatro operações, geometria, medidas de massa, tempo e comprimento, sistema monetário, frações .
Observação e registro dos conceitos matemáticos presentes no dia - a- dia da criança.
:: FONTE: SITE ED. GLOBAL

Nenhum comentário: